Tiradentes


Minas Gerais

TIRADENTES

Tiradentes foi fundada pelos paulistas, os emboabas, por volta de 1702, com o início da exploração do ouro nas encostas da Serra de São José, originalmente um arraial conhecido como Santo Antônio do Rio das Mortes. Este, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, diferenciando-se do Arraial Novo do Rio das Mortes, que veio a ser a atual cidade de São João del-Rei. Em 1718 foi então elevado à condição de vila com o nome de São José homenageando-se o príncipe D. José, herdeiro de Portugal e passou em 1860 para a categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.


Tendo sido redescoberta na década de 1960, Tiradentes iniciou seu ciclo econômico voltado ao turismo e nos dias atuais já se situa como um dos lugares mais mágicos do mundo, com seu conjunto ímpar de atrações: seu casario e patrimônio histórico impecavelmente conservados, sua natureza exuberante, com a Serra de São José, com sua culinária típica e artesanato único. Sua estrutura turística oferece várias programações como cavalgadas, caminhadas na Serra, banho de cachoeira, visitas a alambiques da região, passeios no Centro Histórico e seus museus e a convivência com seu povo hospitaleiro e amável.


O Solar da Ponte mantém parcerias com agências locais que cederam gentilmente algumas destas fotos e que organizam vários passeios pela Cidade. Podem ser contatadas com a ajuda de nosso pessoal de recepção.

Texto por Professor Luiz Cruz.

Reserve já!